GUAJUVIRAS


O Conjunto Habitacional Guajuviras é um bairro da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, que se localiza na parte nordeste da cidade. Foi ocupado no dia 17 de abril de 1987, e é uma das mais conhecidas invasões do sul do Brasil. Lá residem 36 mil pessoas em 5.924 mil moradias (casas e blocos de 4 andares, 4 apartamentos por andar), mas esses números estão desatualizados, já que a população cresceu muito com a invasão das área verdes do bairro, segundo as associações de moradores esse número ultrapassa 70 mil.
O bairro também possui um comércio bem expressivo e diverso, mas principalmente voltado aos habitantes locais. Esse comércio é mais intenso na entrada do bairro, na avenida 17 de Abril.
O Guajuviras é dividido em setores (1, 2, 3, 4A, 4B, 5 e 6) e cada setor é dividido em quadras (de A à Z). Até existe uma numeração para as ruas, mas ela é ignorada pelos habitantes, já acostumados aos setores e quadras (mas quem não é do bairro geralmente fica confuso com esse tipo de endereço). Dentro do bairro ficam as avenidas 17 de Abril (também conhecida como Principal ou Avenida Um) eAvenida Esperança. A avenida Boqueirão, uma das mais importantes da cidade, passa na entrada do bairro.
Os problemas de alagamento foram resolvidos após o registro das invasões encontradas na parte baixa do bairro por parte da prefeitura, assim como os problemas de saneamento básico.

Guajuviras (Setor 6).
Mas o maior problema do Guajuviras é a violência, problema que é agravado pelas favelas (invasões das antigas áreas verdes) que existem dentro do bairro e da falta de policiamento. Os homicidios e os crimes relacionados as drogas são os principais delitos que acontecem diariamente e deixam a população assustada. O bairro conta com três escolas de educação infantil, E.E.I. Cara Melada, E.E.I. Olga Machado Ronchetti, E.E.I. Vó Corina, e quatro escolas de ensino fundamental, E.M. Carlos D. de Andrade, E.M. Erna Würth, E.M. Guajuviras, E.M. Nancy Pansera, duas das escolas fundamentais fornecem também educação para jovens e adultos EJA. O bairro também conta com dois postos de saúde, sento um deles de pronto socorro.
O bairro recebeu recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e se tornou um dos Territórios da Paz, recebendo ações comunitárias, monitoramento com câmeras de vídeo e o inédito no Brasil, Sistema de Detecção de Disparos de Armas de Fogo (SDD)ou shotspotter composto por um conjunto de sensores localizados em postes e edifícios do bairro que captam o som de tiros, identificando com precisão o local do disparo e até o calibre do projétil.
O bairro deverá abrigar no futuro um Presídio, além de uma área industrial e uma reserva ambiental, além de outras comprensações dadas pelo estado pela instalação da casa prisional no local.
A paróquia do bairro tem o nome de Nossa Senhora Aparecida e se localiza no setor 4A. As escolas de samba do bairro são asUnidos do Guajuviras e a Nossas Raízes.

Curiosidades

Guajuvira é o nome de uma árvore que foi comum na região do bairro antes da urbanização e ainda há um exemplar na entrada do bairro.

  • Popularmente o bairro é chamado também de Guajuvira' ou Guaju.
  • Onde hoje fica o bairro existiu no passado uma fazenda, chamada Fazenda Guajuviras. Ela foi desapropriada em 1973 para a construção do conjunto habitacional, inicialmente chamado de Conjunto Habitacional Ildo Meneghetti.
  • O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no bairro no final de 2006 durante a sua campanha à reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário